Aqui você encontra todas as ferramentas necessárias para fazer a gestão de uma conta prigital na FSB Holding

Começando agora? Confira o Guia Prigital, com as informações essenciais para o seu dia a dia!

Como ser Prigital?

Tudo o que você precisa saber para a gestão de uma conta prigital. 

Gestão de Contas Prigitais

O kickoff interno e externo são alinhamentos iniciais para gestão de uma nova conta, incluindo escopo, prazos e entregas previstas.

Guia de Crise Digital

Como se preparar para um gerenciamento de crise no digital? Este material traz boas práticas, passo a passo e dicas para casos de crise. 

Guia de Liderança Prigital

Para todos os líderes, o Guia traz boas práticas para uma gestão 100% prigital, com direcionais sobre time, governança e ferramental.  

FORMAÇÃO PRIGITAL

Treinamentos, Palestras e mais!

Confira todos os conteúdos desenvolvidos para a formação e capacitação das equipes prigitais da FSB Holding!

Dúvidas Prigitais?

Confira nosso FAQ!

Dúvidas Gerais

Confira o nosso Guia de Planejamento Estratégico para o passo a passo da estruturação de um planejamento!

É imprescindível que conste nesse documento:

Objetivo de comunicação e de negócio do cliente
Diagnóstico: de onde viemos e para onde vamos (status atual e caminhos futuros, onde precisamos chegar)
Público-alvo
Tom de voz
Estratégia digital (objetivo por rede)
Plano editorial
Guide digital (layout redes)
Plano de mídia
Processo de interações/monitoramento
Ações de relacionamento com influenciadores
Campanhas
KPI’s
Metas

O tom de voz de uma empresa ou executivo na(s) plataforma(s) digitais é estruturada de acordo com as características do negócio, a personalidade da liderança e a imagem que deseja ser transmitida na rede.

Definimos o tom de voz e a linguagem (editorial e visual) que serão utilizados para se comunicar no dia a dia através dos conteúdos, posicionamentos, interações com outros usuários etc.

Os KPIs são definidos a partir do objetivo do seu cliente, portanto não há um melhor ou pior.

Confira o Guia de Métricas e KPIS para construir os KPIS para o planejamento estratégico do cliente que você atende.

Em resumo, os KPIs são as métricas cujos resultados traduzem os objetivos que queremos atingir no plano estratégico e que foram selecionadas para um acompanhamento mais aprofundado nos relatórios.

Já as metas nos ajudam a entender se os esforços estão surtindo os resultados planejados. Elas são definidas em cima dos KPIs da marca, e devem estar conectadas aos objetivos de comunicação/negócio e serem palpáveis e atingíveis.

Cada KPI deve ter uma meta específica, e tanto as metas quanto o desempenho mensal precisam constar claramente nos relatórios.

Esse ecossistema – métricas, KPIs e metas – contribui para a construção dos objetivos de comunicação traçados anualmente no planejamento estratégico da conta.

Para valorizar ainda mais as informações que levamos nos relatórios é importante trabalhar com o cruzamento de dados. Podemos cruzar os resultados com acontecimentos internos ou externos à marca (sazonalidade, eventos, lançamentos de produtos, etc) ou com dimensões (formatos, rede social, período, etc).


As dimensões disponíveis são:

Rede social: Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, Twitch e etc

Formatos: Imagem estática, vídeo, carrossel, short vídeo (reels, shorts), etc

Pilares de conteúdo: Temas macro que vão nortear a criação de conteúdos nos canais. Os temas são definidos no planejamento de acordo com o objetivo de comunicação e posicionamento que a marca deseja ter em suas comunidades.

Assim, cruzamos dimensões X métricas para gerar os insights sobre a estratégia adotada.

A decisão de estar presente em uma rede social deve levar em consideração os motivos pelos quais as pessoas utilizam cada canal. No Facebook, usuários de 16 a 64 anos usam a plataforma para:

– Trocar mensagens com amigos e família;
– Postar/compartilhar fotos e vídeos;
– Manter-se atualizado com as notícias.

Os grupos do Facebook também costumam reter a audiência, mas a rede tem perdido força. A queda na quantidade de usuários diários já é uma realidade. Alguns motivos para isso são políticas que precisam ser reforçadas para combater fake news, boicote de anunciantes por conta da desinformação da rede e a tendência de consumo de vídeos curtos (exemplos: reels do Instagram e TikTok) ser cada vez maior – e não apenas entre a Geração Z.

O mais importante é avaliar, ao definir a sua estratégia, o papel de cada canal e os motivos pelos quais sua marca/perfil deve estar presente.

Você vai precisar de:

  • Horas de pesquisa
  • Horas de produção de conteúdo
  • Designer

* Normalmente um freela vale mais a pena pelo custo/prazo do que colocar no time. Mas precisa ter um briefing bem alinhado das mensagens pra isso.

Defina senhas fortes e únicas.

É recomendado ter uma senha para cada rede e que seja repleta de caracteres (@, #, ! …), números, letras maiúsculas e minúsculas. Você pode usar um gerenciador de senhas, que cria chaves e as armazena para você com segurança. Alguns gerenciadores com versões gratuitas: Bitwarden, KeePass XC, Zoho Vault e Dashlane.

Cuidado com golpes de phishing.

Gerencie suas contas de segurança.

Conecte suas contas em um e-mail que não esteja logado no seu celular.

Para entrar em contato direto com o suporte da Meta, você precisa estar logado na conta da empresa e clicar neste link.

Depois, no final da página, encontrará a opção “Encontre respostas ou fale conosco”.

Confira o paper com o passo a passo para recuperar a conta, além de dicas para melhorar a segurança nas redes: link.

LinkedIn

Não existe um horário pré-estabelecido que seja “o melhor” para se postar no LinkedIn. Vai depender muito do comportamento do seu público e da realização de testes e monitoramentos.

Confira o passo a passo criado pelo time de Integração Prigital que explica detalhadamente isso.

Vamos lá! Siga esse passo a passo:

1) Entrevista de profundidade | Imersão e entrevista com o executivo para entendimento de perfil, expectativas e identificação de atributos a serem desenvolvidos e apresentados na rede.


2) Análise de perfil | Raio-x da presença digital do executivo com análise do perfil na rede, avaliação de conteúdos, frequência, linguagem e temas.


3) Benchmark | Estudo de perfis de outros executivos que possam ser referência, com boas práticas e pontos de diferenciação.


4) Mapeamento de oportunidades | Matriz com levantamento de oportunidades estratégicas de comunicação para trabalhar o posicionamento na rede.

Recomendamos que confira esse material que disponibilizamos com mais detalhes sobre o produto e a precificação.

  • As entregas de diagnóstico, planejamento e treinamento são entregas separadas e com custo a parte da operação.
  • Podemos fazer um pacote (valor x) para as entregas de diagnóstico e planejamento para dar início ao trabalho e depois damos continuidade no trabalho de operação com um valor mensal.
  • Não podemos fazer o trabalho de operação sem o diagnóstico e o planejamento.
  • O treinamento não é obrigatório para fazermos o trabalho de operação, já que detalhamos bastante coisa no planejamento. Recomendamos o treinamento quando temos um público maior, como um social training, por exemplo, e essa entrega também tem custo a parte.
  • Quanto ao escopo o ideal é definir após o diagnóstico/planejamento, até por isso os custos a parte, pois o cliente pode comprar esse pacote e querer fazer a gestão operacional por lá ou o próprio executivo gerir o perfil.
  • É importante ter uma pessoa específica para gerir os perfis, o trabalho fica mais assertivo e a pessoa pode se especializar.

Diferente de outras plataformas, o LinkedIn é bem criterioso para disponibilizar a opção live aos perfis de usuário e company page. Além disso, mesmo atendendo aos requisitos, você ainda precisará conectar uma ferramenta de streaming com a sua conta.

Para entender melhor como esse processo funciona, encaminho o Guia LinkedIn Live que vai te ajudar no que precisa.

O LinkedIn, no caso de Company Page, disponibiliza a função Analytics para facilitar a compreensão do desempenho da página. Dentre os dados disponíveis, estão:

  • Número de seguidores;
  • Detalhamento sobre o público (localidade, função, nível de experiência, setor e tamanho da empresa)
  • Engajamento – na aba de análise;
  • Análise de concorrentes;
  • Visitantes (origem do acesso, visualizações da página, visitantes únicos e clique no botão atualizado).
  • Divulgação entre funcionários.

    Com estas informações em mãos fica muito mais fácil compreender o comportamento e os interesses do seu público. Assim, você consegue desenvolver uma estratégia assertiva no LinkedIn e consolidar a sua marca na plataforma.

O LinkedIn, no caso de Company Page, disponibiliza a função Analytics para facilitar a compreensão do desempenho da página. Dentre os dados disponíveis, estão:

  • Número de seguidores;
  • Detalhamento sobre o público (localidade, função, nível de experiência, setor e tamanho da empresa)
  • Engajamento – na aba de análise;
  • Análise de concorrentes;
  • Visitantes (origem do acesso, visualizações da página, visitantes únicos e clique no botão atualizado).
  • Divulgação entre funcionários.

    Com estas informações em mãos fica muito mais fácil compreender o comportamento e os interesses do seu público. Assim, você consegue desenvolver uma estratégia assertiva no LinkedIn e consolidar a sua marca na plataforma.

No perfil de usuário é possível mensurar o desempenho a partir de:

  • Artigos e publicações
  • Visualizações de publicação e de perfil;
  • Demografia dos seus leitores (setor, cargo, localidade e fontes de tráfego);
  • Reações, comentários e compartilhamentos.
  •  

LinkedIn Slideshare

  • Ações (downloads, indicações “Gostei” e integrações);
  • Versões.

Guia prático para um marketing de conteúdo bem-sucedido no LinkedIn.

TOP VOICE é um programa criado pelo LinkedIn para dar reconhecimento e visibilidade aos perfis que compartilham bastante conteúdo, engajam pessoas e, por consequência, acabam se tornando referência em determinada área. A seleção é feita pelo time de editores do LinkedIn.

CREATORS são membros, organizações e empresas que compartilham conteúdos regularmente com sua comunidade profissional para construir sua reputação, expandir seus negócios e/ou capacitar e educar outras pessoas com suas experiências.

INFLUENCIADOR é um perfil convidado pela própria plataforma. A seleção é voltada para executivos que administram organizações de destaque, grandes startups ou marcas conhecidas – bem como líderes notórios e especialistas. É necessário ser selecionado pelo LinkedIn.

Confira nosso material para maiores detalhes.

Thought Leadership é uma estratégia direcionada para a construção da reputação de uma marca em uma determinada rede. Falando de LinkedIn, essa técnica permite que a voz de funcionários e executivos seja amplificada.

É necessário descobrir quais “vozes” internas podem representar a sua marca e, em seguida, treiná-las para falar sobre os três principais tópicos de interesse dos membros do LinkedIn:

Indústria – Notícias, tendências e melhores práticas;

Jornada pessoal – Conquistas, lições, fracassos, desafios e motivações;

Empresa – Cultura, valores, behind-the-scenes, soluções e conquistas.

Seja constante e faça com que o conteúdo passe autenticidade, empatia e rigor de conhecimento.

*Fonte: Fernanda Belk, Linkedin – Coffee Talks | Thought Leadership

Apesar de não ser uma prática recomendada, é possível trabalhar com o executivo em gestão compartilhada. Ou seja, nós produzimos os conteúdos, mas é ele quem gerencia o perfil no dia a dia.

A desvantagem é não ter acesso às métricas, dados e informações importantes para mensurar o trabalho.

Instagram

TikTok

As músicas são excelentes complementos para você enriquecer e alavancar um conteúdo, além disso, são uma maneira ainda mais envolvente de se conectar com seu público.

A Meta disponibiliza algumas formas de uso de
música nas suas plataformas, para evitar problemas com os direitos autorais, como:

1| Domínio público: você pode usar músicas de domínio público em seus streamings ao vivo e vídeos. Apesar da seleção de músicas populares ser um pouco restrita, é uma opção gratuita e relativamente fácil para incluir nos seus vídeos.

2| Sons do Facebook: uma biblioteca de músicas e efeitos sonoros de acesso gratuito e que pode ser utilizado para as redes sociais da Meta.

3| Rights Manager: seu perfil pode ser aprovado no Rights Manager, uma ferramenta do Facebook que ajuda o gerenciamento e a proteção dos direitos autorais

O Instagram lançou a ferramenta Instagram.com/hacked que permite que os usuários relatem e tentem resolver problema de acesso à conta.

Os usuários podem pedir ajuda para recuperar contas invadidas, denunciar contas de representação ou obter ajuda caso tenham esquecido a senha.

No caso do Instagram, é interessante que você não polua a legenda com #s, procure temas que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado, utilize o buscador da plataforma para ter insights, use ferramentas para ideias de hashtags, crie uma # própria, etc.

Tem um material muito interessante da mLabs que pode te ajudar!

Como usar hashtag no Instagram? Dicas práticas!

Para fazer uma live no TikTok você vai precisar ter:

  • Mais de 1.000 seguidores na plataforma;
  • Versão atualizada do aplicativo.

Caso atenda aos requisitos, é só (1) abrir o app, (2) clicar no botão “+”, na parte inferior da tela, (3) tocar no botão ao vivo, logo abaixo do mecanismo de gravação, (4) editar o nome da live e pronto!

Independente da plataforma, o horário vai variar conforme o perfil do seu público!

Apesar disso, o TikTok disponibiliza dados que podem ajudar você a encontrar o melhor momento para publicar:

Quinta e sexta são os dias que concentram mais views;

Domingo é o dia com o menor número de uploads e a maior média de views por vídeo.

*Fonte: Influencer Marketing Hub | 2021

Você está por dentro do algoritmo do TikTok?
Se não, confira algumas análises de seu funcionamento:

Momento Inicial
Os minutos iniciais da sua publicação são cruciais para ter sucesso. Quando você faz upload de um vídeo para o TikTok, ele é apresentado a uma parte dos seus seguidores e também a uma parte de público novo através da aba “Para Você”. O algoritmo analisa os comentários, compartilhamentos e o tempo de visualização do vídeo. Tudo o que seja superior ao normal, o TikTok vai forçar a entrega do seu vídeo para mais gente.

Taxa de conclusão dos vídeos
Quanto mais pessoas assistem aos seus vídeos por completo, mais o algoritmo faz com que ele seja distribuído mais rapidamente. Por isso, é interessante criar vídeos mais curtos para garantir que o público fique até o final do seu vídeo.

Músicas Populares
O algoritmo do TikTok tende a posicionar melhor os vídeos que utilizam músicas populares e que estão sendo utilizadas por milhares de criadores de conteúdo. Assim, quando você usa músicas de sucesso na plataforma, pode aumentar consideravelmente as chances do seu vídeo ser entregue para mais pessoas.

Hashtags populares
O algoritmo do TikTok também tem em consideração as hashtags. É recomendável que utilize entre 4 e 6 hashtags no máximo, contextualizadas ao seu conteúdo

Frequência de publicação
Assim como em outras redes sociais, a frequência de publicações é extremamente importante para o algoritmo do TikTok. Por isso, mantenha uma frequência de vídeos na plataforma.

Desafios
Os desafios ou “challenges” fazem muito sucesso na plataforma. Eles geralmente vêm com três condições: a música, as hashtags e o objetivo do desafio. Na aba “Descobrir” pode encontrar dezenas de desafios ativos e vídeos que estão a viralizar no TikTok.

Horários de publicação
De acordo com alguns estudos sobre o funcionamento do algoritmo do TikTok a nível mundial, os melhores horários tendem a ser as 13 horas da tarde e as 18 horas da tarde. Postar dentro desses horários pode favorecer suas chances de viralizar um vídeo.

As novas ferramentas de edição do TikTok permitem ajustar facilmente clipes, sons, imagens e textos em um novo ambiente de edição, tudo dentro do fluxo de criação da plataforma. Elas possibilitam:

  • Editar clipes: agrupar, cortar e dividir os vídeos.
  • Editar sons: cortar, aparar, e definir a duração dos sons.
  • Editar e posicionar texto: editar, posicionar e definir a duração do texto com mais facilidade.
  • Adicionar sobreposições: adicionar sobreposições de fotos e vídeos para empilhamento de imagens nos vídeos.
  • Ajustar a velocidade do vídeo: é possível aumentar ou diminuir o ritmo dos vídeos.
  • Conteúdo da moldura: girar, aumentar ou diminuir o zoom da moldura de clipes individuais.
  • Adicionar efeitos sonoros.

Para o TikTok uma experiência de edição aprimorada fortalece a narrativa e torna a criação de vídeos intuitiva e mais acessível, ficando mais fácil do que nunca fazer produções mais longas na plataforma.

O POP – Painel de Oportunidade – é uma intranet comercial com todos os recursos para fazer uma proposta, levantar insights comerciais e estabelecer contato com seus prospect e clientes.

Todas as informações disponíveis são de uso exclusivo por colaboradores, fornecedores e parceiros FSB Holding, e não devem ser compartilhadas externamente.